Um asteróide do tamanho de um campo de futebol vai passar muito perto da Terra no domingo

0
59

Conhecido como '2017 BS5', foi descoberto em janeiro pelo Observatório Haleakala (Hawaii) e viaja a uma velocidade de 5,8 quilómetros por segundo.
Domingo 23 de julho um asteróide entre 40 e 90 metros de diâmetro vai passar muito perto da Terra, como relatado pelo programa de objectos perto da Terra (NEOs, sigla em Inglês) Jet Propulsion Laboratory da NASA .
Conhecido como '2017 BS5', o asteróide foi descoberto em janeiro pelo Observatório Haleakala, no Havaí e viaja a uma velocidade de 5,8 quilómetros por segundo. Ele vai aproximar-se a uma distância de 1,9 milhões de quilómetros da Terra, o equivalente a 3,2 distâncias lunares .
É esperado para esta etapa 2017 BS5 não representam riscos e será a primeira de várias abordagens de corpos celestes que ocorrerão no decorrer do ano. A este respeito, Ron Baalke, um cientista da agência espacial, publicou em maio passado uma lista de vários asteróides conhecidos que irão aproximar a menos de cinco luas de distância.
Entre eles destaca-se o '2012 TC4' , que vai passar o nosso planeta a 12 de outubro. Ele estima que o tamanho do seu diâmetro pode variar de 12 a 40 metros e alguns astrónomos dizem que a probabilidade de atingir a Terra é bastante elevada, pois será apenas 0,23 distâncias lunares.
No início de julho, a NASA revelou um plano para desviar asteróides para a defesa planetária chamada 'Teste Duplo Asteroid redirecionamento' (DART, sigla em Inglês). Este projecto é único na sua classe e vai buscar e usar "técnica de impacto cinético" para primeiro alterar a dinâmica de um asteróide.
Ler mais AQUI

Ler Mais em: ùltimas Curiosidades