Música portuguesa vai ter uma plataforma online

Música portuguesa vai ter uma plataforma online

15 Janeiro, 2017 Não Por Já Se Sabe

A partir de 21 de janeiro, a música popular portuguesa vai estar disponível online num portal exclusivamente dedicado a língua de Camões, A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPGDP).

Este projeto foi fundado pelo realizador e documentarista Tiago Pereira em 2011. Contará com mais de 2600 vídeos de anónimos artistas a cantarem em português, do norte ao sul do país, passando pelas ilhas.

Em “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, o utilizador é convidado a escolher uma região do nosso belo país e a explorar a música que Tiago Pereira gravou ao longo dos últimos anos. Para a agência Lusa, o realizador descreve que “É importante ter isto tudo online, porque são 120 ‘teras’ [‘terabites’] de vídeos, e estão disponíveis para todos verem e pesquisarem como entenderem, por regiões, por instrumentos, por grupos”.

Para os mais curiosos, este projeto começou num canal na plataforma Vimeo, com um vídeo do músico Jorge Cruz dos Diabo na Cruz, no qual é possível ouvi-lo tocar guitarra junto aos estúdios Golden Pony, em Lisboa.

Fonte: Público

Ler Mais em: Mais Tecnologia