O mistério do submarino nuclear afundado ao largo dos Açores

O mistério do submarino nuclear afundado ao largo dos Açores

30 Janeiro, 2015 Não Por Já Se Sabe


Poucos são os açorianos que conhecem o facto de ter afundado, em 1968, ao largo dos Açores, o USS Scorpion, um submarino nuclear americano, e em circunstâncias muito misteriosas. Estamos a sofrer efeitos de suposta libertação de radiação????

Podia parecer mais uma lenda, mas é a mais pura realidade. Desde 5 de Junho de 1968 que este submarino americano com um reactor nuclear e duas ogivas igualmente nucleares repousa no fundo do mar a 400 milhas náuticas (645 quilómetros) a sudoeste dos Açores, a 3 700 metros de profundidade.

Este acidente naval não é propriamente um facto ultra-secreto uma vez eu podemos facilmente encontrar informações sobre o sucedido numa simples busca no Google. O mais estranho é ser algo muito pouco discutido ou de conhecimento geral dos açorianos.

 

Passados quase 47 anos, estranha-se este silêncio sobre algo com um potencial elevadíssimo de contaminação radiactiva de forma directa ou indirecta.

Sem qualquer tipo de especulação existem dois factos estranhos a registar nos Açores: em primeiro lugar, o número crescente de casos de cancro, algo anormal para algumas fontes médicas. Em segundo, o relato de alguns pescadores que, em noites de mar calmo e sem lua, haver alguma luminescência nos peixes de superfície, o que poderá suspeitar efeitos de radiação no oceano.Terão alguma relação com o USS Scorpion????

Algumas fontes a consultar:

USS Scorpion (SSN-589) – em português

USSScorpion (SSN-589) – em ingles

Do fundo do mar… Sea bottom